Gestão de riscos empresariais: as 5 abordagens mais eficazes


Agora imagine uma parede cheia de rachaduras.

Com as constantes mudanças na legislação e em normas tributárias, não à toa, o compliance fiscal das empresas fica exposto a uma variedade de riscos, que vão desde questões financeiras e operacionais, até mesmo as legais e regulatórias. 

Um cenário desafiador que torna fundamental ter a argamassa certa para tapar esses buracos e até mesmo verificar a estrutura dessa parede.

Por isso, contar com uma parceria que atue na linha de frente no compliance fiscal e na gestão de riscos é imprescindível, e uma das atuações do ecossistema da FN Corporate oferece para sua empresa é justamente esse.

Neste artigo, vamos explorar 5 abordagens para a melhor gestão de riscos empresariais.

1. Identificação de riscos na gestão empresarial

O primeiro passo para uma gestão eficaz de riscos, é identificar e compreender os riscos aos quais a empresa está exposta. 

Destacando a relevância de uma gestão de risco eficaz para minimizar problemas que podem desestabilizar a empresa.

Portanto, realize uma análise detalhada do seu ambiente operacional, identificando os riscos potenciais em todas as áreas de negócio, desde finanças e operações, até compliance e reputação. 

Como prevenir é melhor que remediar, essa identificação precoce de riscos permite que a empresa tome medidas proativas para mitigar esses riscos antes que se tornem problemas maiores.

2. Avaliação de riscos na gestão empresarial

Após a identificação dos riscos, é essencial avaliar sua probabilidade de ocorrência e o impacto potencial que podem ter nos negócios da empresa. 

Com base na análise dos riscos, a empresa pode tomar medidas preventivas e corretivas. O que permite que a empresa priorize seus esforços de gestão, alocando os recursos necessários de forma mais eficiente.

3. Mitigação de riscos na gestão empresarial

Uma vez que os riscos tenham sido identificados e avaliados, é hora de implementar estratégias de mitigação para reduzir sua probabilidade de ocorrência ou minimizar seu impacto. 

Assim como verificar a previsão do tempo antes de sair de casa, as medidas de mitigação nos ajudam a proteger os ativos e a reputação da empresa, garantindo sua resiliência em face de potenciais adversidades.

4. Monitoramento e revisão contínuas

A gestão de riscos é um exercício de proatividade que requer um monitoramento contínuo e em constante revisão, garantindo que qualquer empresa esteja sempre adaptada às necessidades do mercado. 

Por isso, é fundamental que as empresas monitorem e revisem regularmente suas estratégias de gestão de riscos para garantir sua eficácia e relevância contínuas. 

Para monitoramento e revisão contínuas, utilize de métricas e indicadores-chave de desempenho: 

  1. Permitindo ajustes rápidos em resposta a mudanças no ambiente de negócios.
  2. Ajudando a manter padrões elevados e a evitar erros ou problemas persistentes.
  3. Identificando oportunidades para inovação e otimização.

5. Implemento e conscientização de uma cultura de riscos

Por fim, a FN Corporate enfatiza a importância de criar uma cultura organizacional que valorize a gestão de riscos e promova a conscientização sobre os riscos em todos os níveis da empresa. 

Isso inclui fornecer treinamento e educação sobre gestão de riscos para funcionários em todos os departamentos.

Além do incentivo pela comunicação clara, aberta e transparente sobre questões de risco, reconhecendo e recompensando comportamentos que promovam uma cultura de gestão de riscos proativa.

FN Corporate: atuando com as melhores práticas ERM

A gestão de riscos empresariais é um elemento essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio, com a prática da ERM, ou Enterprise Risk Management tornando-se fundamental na avaliação de valor de uma empresa.

A FN Corporate trabalha em estreita colaboração utilizando metodologias robustas de avaliação de riscos, como análise qualitativa e quantitativa em uma grande variedade de ferramentas e técnicas, como: controles internos, seguros e hedge financeiro.

Tudo para você ter uma abordagem eficaz e abrangente na gestão de riscos, trazendo o dinamismo necessário para ajudar sua empresa a identificar, avaliar, mitigar e gerenciar eficientemente os riscos que enfrenta.

Podendo determinar quais são mais significativos e exigem maior atenção, garantindo a resiliência e sustentabilidade em um ambiente de pressão de stakeholders e do mercado corporativo no geral.

Precisando otimizar o gerenciamento de riscos da sua empresa?

Embarque nessa revolução e faça um diagnóstico gratuito da sua empresa!

FN Corporate, à frente. Sempre em movimento.

compliance fiscal contabilidade estratégias empresariais estratégias financeiras gestão de riscos recuperação tributária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *